De pano, de madeira, de argila ou até mesmo de papel, independente do material, os fantoches fazem sucesso entre crianças e adultos. Saiba mais sobre esta arte, neste artigo!
Um fantoche é um boneco manipulado por uma pessoa para distrair, contar histórias e entreter outras pessoas. Assim, um fantoche ou boneco pode ser um animal, um personagem, um objeto ou até mesmo uma criatura inventada, basta usar a imaginação e a criatividade.
Desta maneira, pessoas do mundo todo usam fantoches para diversos fins, seja para brincadeiras ou com fins didáticos de aprendizagem, e quem manipula os bonecos é chamado Titeriteiro.
Além disso, existem uma variedade muito grande de fantoches, pois, até mesmo um dedo pintado com um pouco de tinta pode ser um, não é mesmo?
As pessoas assistem e utilizam esses bonecos há séculos, então, neste artigo, você poderá conhecer um pouco sobre a origem dos fantoches, os tipos, os benefícios de utilizá-los, dicas de como contar histórias com fantoches, além de aprender a fazer um. Confira!
Origem dos fantoches
Não se pode dizer uma data exata sobre o surgimento dos fantoches, pois eles vêm sendo usados há mais de 3 mil anos. Já na pré-história, os bonecos eram encontrados em cavernas, através das sombras projetadas pelas mãos para o deleite de seus habitantes.
Alguns historiadores acreditam que o seu uso serviu como base para os atores de teatro, uma das maneiras de diversão mais remotas da humanidade, com registros que datam 422 ac.
Estudos mostram que sua aplicação ocorreu no Egito em 2 mil ac., através do uso de figuras de madeiras operadas por barbantes e alguns bonecos de argila foram encontrados em tumbas egípcias.
De fato, o teatro dos bonecos possui um papel significativo na história das civilizações, especialmente ligados a cultos e a religiosidade antiga, pois em cultos primitivos, acreditava-se que tudo no Universo tinha alma.
Deste modo, determinados objetos eram considerados sagrados, como é o caso dos bonecos. Assim, antigamente, segundo a crença, as pessoas que o manipulavam tinham poderes mágicos, ou seja, carregando características intermediárias entre os povos e os deuses.
Já na Idade Média, os bonecos eram muito usados para propagar a fé religiosa e eram apresentados ao povo em praças públicas, durante as feiras. Os padres também o usavam durante as missas para animarem os sermões.
Assim, surgiu também o costume de usar os bonecos para compor presépios vivos na época de Natal. Porém, como esses teatros começaram a lembrar demais os rituais antigos, a igreja começou a proibi-los e o costume foi ficando menor, ocorrendo somente em uma ou outra cidade, conhecidos como teatro itinerante.
No Brasil, em 1958, surgiu o primeiro festival de teatro de bonecos, no Rio de Janeiro, mas este tipo de arte ganhou maior expressão a partir de 1970, pois em 1977 foi criada a ATBT (Associação Brasileira da Tecnologia da Borracha).
Desta forma, vários foram os fantoches que ganharam fama e ficaram conhecidos nacionalmente, como o Xaropinho, a Priscila da “TV Colosso”, Fofão, Melocoton, Loro José, Alf, o Teimoso e os Muppets.
Tipos de Fantoches
Como mencionamos, a arte de contar histórias com fantoches já data muitos e muitos anos, por isso, existe também uma grande variedade de tipos de bonecos, onde cada tipo possui certas características próprias e uma linguagem dramática específica.
Desta forma, alguns tipos só se desenvolvem através de condições culturais e geográficas específicas. Aqui, você poderá conhecer os tipos mais usados, confira:
Fantoches
Geralmente, os fantoches de mão têm o corpo oco, pois é onde encaixamos as mãos para movimentá-lo, usando os dedos para a cabeça e mãos. O boneco é visto da cintura para cima e costuma não ter pernas.
É interessante que o manipulador dos bonecos se esconda e existem estruturas ideias para realizar teatros de fantoches, com tamanho suficiente para comportar duas ou três pessoas escondidas, onde aparecem somente os bonecos contracenando. Muitas peças são feitas deste modo.
Marionetes
Já as marionetes são movimentadas por cima, através de palitos de madeiras, pendurados por corda ou fios, sendo mais difícil de manipular. Pois, alguns bonecos possuem cerca de 30 cordas que controlam seus braços, pernas, coluna, orelhas, enfim.
Na Europa, existem bonecos capazes de imitar bem todos os movimentos humanos, embora, quem os manipula necessita de um certo tempo de treino, para desenvolver melhor a habilidade de mexê-los.
Dedoches
Os dedoches são bem parecidos com os fantoches, porém menores, pois são do tamanho dos dedos e podem ser feitos com diversos materiais, tecido, feltro, papel, dependendo da criatividade.
São bem simples, pois também podem ser feitos a base de pinturas nos dedos, ou seja, desenhar nos dedos a boca, os olhos, o nariz dos personagens e encenar.
Mamulengos
São os fantoches típicos de Pernambuco, em que a cabeça é feita com mulungu, uma madeira leve e resistente, e o corpo feito com tecidos bem coloridos. Quase sempre as histórias feitas com este boneco são improvisadas.
Além disso, pode fazer parte da apresentação mais de uma pessoa, aumentando o número de personagens. A música animada e a dança também são elementos sempre presentes neste tipo de espetáculos que costuma acontecer em barracas nas ruas e praças nordestinas.
Bonecos de Vara
Os bonecos de vara podem ser confundidos com as marionetes, mas a diferença é que eles são manipulados por baixo, através de uma vara que atravessa todo o corpo do boneco até a cabeça.
Para garantir um melhor movimento, usam-se outras varas mais finas para braços e pernas do boneco, por exemplo. Em uma peça, cada boneco exige uma pessoa diferente para manipulá-lo, pois também não é tão fácil.
Teatros das sombras
Este é o estilo mais próximo dos homens das cavernas, pois neste caso, os bonecos são demonstrados através de suas sombras que são feitas por meio de recortes de figuras planas para a representação de bichos, plantas, personagens, entre outros.
No entanto, usa-se também as mãos para encenar personagens e figuras diversas. Podem ser manipuladas por varas ou cordas, mas precisam de ambiente preparado, como um telão semitransparente para acontecer.
Benefícios dos fantoches
Como você viu, os fantoches fazem parte da história da humanidade, então, não é à toa que eles permanecem conosco por todo este tempo, não é mesmo?
Desta forma, podemos dizer que os fantoches são muito mais que um brinquedo, pois além de entreter e divertir, eles também ensinam e desenvolvem as crianças. Assim, o teatro de fantoches traz vários benefícios, confira alguns a seguir:
Criatividade e imaginação
Criatividade e imaginação é algo fundamental na infância. Geralmente, as crianças nos usam para criar suas próprias histórias, inventando seus personagens, situações e momentos, estimulando ainda mais a imaginação e a criatividade.
Desta forma, a brincadeira com fantoches é perfeita para estimular ainda mais esses valores, visto que não há limites além da própria capacidade da criança de inventar narrativas cheias de aventuras.
Atenção e concentração
As crianças são capazes de passar horas brincando com fantoches, concentrando-se em inventar uma história coerente para uma apresentação, por exemplo. Por isso, os bonecos também desenvolvem foco, atenção e contração, valores fundamentais para nossa sociedade atual.
Educação de valores
Os fantoches atuam como uma fonte de aprendizagem muito útil para ensinar valores através de suas histórias. Conduzindo os personagens é possível demonstrar e desenvolver valores fundamentais como a empatia, a tolerância, a generosidade, a bondade, a paz…
Desenvolvimento integral
Uma atividade com fantoches consegue ainda contribuir integralmente para o desenvolvimento infantil, pois, com suas histórias e personagens possibilita um conhecimento e aumento de vocabulário, uma maior leitura e compreensão de mundo, o aprendizado lógico e ainda o desenvolvimento da memória.
Em síntese, talvez seja por tantos benefícios que nas escolas não faltam atividades feitas com fantoches, não é? Além disso, eles são extremamente acessíveis, podendo você mesmo fazê-los ou comprá-los prontos.
Portanto, é bastante vantajoso para sua criança ter este tipo de atividade não só no ambiente escolar, mas também em casa, com os pais, amigos e a família. Por isso, não deixe de conferir nosso catálogo, onde você poderá encontrar modelos incríveis de fantoches feitos com materiais de qualidade.
Como contar história com fantoches?
Então, além de ser bastante divertido, o teatro de fantoches possui um valor educativo significativo e várias outras vantagens como mencionamos. Por isso, você já sabe que vale a pena incluí-los em sua rotina com seus filhos, não é?
Pensando nisso, separamos algumas dicas simples para você colocar em prática agora mesmo com seu pequeno, garantindo bons momentos de diversão e aprendizagem. Veja:
Prepare o cenário
Use caixa de papelão ou improvise uma cortina na porta. Você pode escolher figuras de montanhas, lago ou casa como plano de fundo. Se optar pelo teatro de sombras, é necessário montar um palco de tela transparente ou preparar um ambiente escuro.
Se inspire nos personagens queridos
Para a história, você pode refazer o roteiro da história preferida do seu pequeno, ou recortá-la em sua versão. Pode recriar personagens que a criança goste ou fazer algum parecido.
Traga a realidade para a história
E se os personagens fossem pessoas da família? E o cenário fosse sua escola ou mesmo sua casa? Assim, as temáticas também podem ser coisas da rotina do seu filho, pois quanto mais ele se identificar com a história mais interessado ficará.
Mas, você também pode aproveitar o momento para trabalhar temas educacionais, como a alimentação saudável, por exemplo, ou regras da casa.
Abuse das interações
Deixe que seu filho interaja na história, converse com os personagens e participe da aventura. Provavelmente, você virará o público em algum momento da brincadeira. O que vale é a felicidade e a alegria das crianças!
Fantoche: faça você mesmo!
Existem diversos tipos de fantoches que você pode fazer com diferentes materiais. No entanto, neste passo a passo iremos ensinar a fazer um fantoche usando feltro. Então, confira a seguir o que você vai precisar para fazer o seu fantoche:
Materiais:
● Feltros de diversas cores e qualidades;
● Tesoura;
● Estilete;
● Cola quente ou cola para tecido;
● Espumas para feltros;
● Moldes de sua escolha;
● Linha e agulha para acabamentos especiais.
Como fazer um fantoche:
1) Encontre o molde para seu projeto: existem diversos moldes disponíveis na internet, faça uma pesquisa no Google e escolha algum que você goste. Também pode ser de um personagem já conhecido, caso queira. Se for iniciante, comece pelos mais fáceis.
2) Recorte os feltros: Faça os recortes no feltro seguindo o molde escolhido, que você encontrou e imprimiu. Então, basta colocar o molde em cima do feltro, contorná-lo e assim ficará mais fácil de cortar.
3) Monte os fantoches: monte seus fantoches com todas as partes já cortadas do passo anterior antes de colagem. Verifique se precisa de ajustes nos recortes, caso precise, este é o momento de fazê-los.
4) Preencha com espuma: alguns fantoches precisam de espuma em alguns lugares, por exemplo, caso o personagem tenha um bigode, você pode preenchê-lo, basta recortar duas peças para o bigode, colá-las e preencher seu espaço com espuma. Se preferir, pode costurar ao invés de colar. Verifique, neste passo, se há necessidade de colar alguma parte do boneco.
5) Colagem das peças: esta é a parte mais fácil, basta colar todas as peças conforme você fez na montagem do seu fantoche, mas tenha atenção para não colocar nenhuma peça no local errado.
A parte da montagem pode ser tão divertida quanto a da brincadeira, por isso, elaborar diferentes fantoches com seu filho pode ser um momento de aprendizagem, prazer e diversão.
Optem por começar com fantoches fáceis, mas é importante usar a criatividade também, podendo criar seus próprios moldes e inventar criaturas únicas. Afinal, os fantoches são excelentes recursos para educar e ativar a imaginação das crianças.
Você gostou deste conteúdo? Então, confira nosso catálogo de fantoches e dedoches, no site BraLivros, onde você poderá encontrar fantoches divertidos de ótima qualidade. Além disso, confira nosso blog, para mais dicas e informações sobre o universo da imaginação infantil.
Fontes:
Teatro de Animação. Disponível em:
Relembre fantoches e bonecos famosos da TV. Disponível em:
Teatro infantil: das marionetes ao teatro de sombra
Fantoche
O que é e como fazer fantoches?
Comentarios